Faça o bem sempre

Postado por Geraldo Honorato
É dito e certo. Sempre fico meio depressivo nas festas de final de ano. Não sei dizer por quê. Talvez seja pelo fato de ser arredio a manifestações de falsa coletividade, o que é comum no Natal e no Ano Novo, onde pessoas que “se odeiam” assumem entre si, pelo menos durante pouco mais de uma semana, o discurso público de “tudo de bom para você e sua família”.

Minha excentricidade é violentamente afetada no período natalino. Os campeonatos de futebol internacional param e, com isso, um dos meus passatempos prediletos vai para o espaço. Na televisão, quase todos os filmes versam sobre a comemoração que remete ao nascimento do menino Jesus, o Messias que, segundo a história cristã, deu a vida em prol da salvação do planeta. As músicas típicas não mudam nunca. Há uma delas que chama a atenção em especial. A letra diz assim: “Então é Natal... e o que você fez?”.

Quer saber realmente? Neste sentido, não “inventei” nadica de nada no Natal, pois acho que as coisas boas devem ser feitas cotidianamente. Não apenas em função de uma ocasião, como uma forma de, com um gesto isolado, limpar a barra depois de um ciclo inteiro de “maldades”, hipocrisia e demagogia, que talvez seja a palavra definidora do pensamento que humildemente exponho aqui.

O bem precisa ser contínuo, perene, linear e constante. Sem data ou previsão de início e fim. Faça-o minimamente todos os dias, porque, além de ajudar o semelhante, revigora quem o executa. E tem um detalhe fundamental: não precisa ser publicizado e nem implica necessariamente em auxílio financeiro. Pode ser uma palavra, um aperto de mão, um sorriso ou até um “não” bem colocado.

A sociedade, de uma forma geral, precisa parar de pensar no Natal e no Ano Novo de forma comercial, pois é isso que acontece. No entanto, a maioria das pessoas nem se dão conta disso. Outros sabem, têm consciência, e gostam. Nada contra.

Não pense somente no que você fez no Natal. Concentre o foco no dia-a-dia e tente fazer o bem em 12 de agosto, 07 de março, 23 de julho, 14 de novembro, 06 de janeiro, 17 de fevereiro... Todo dia é dia
You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Faça o bem sempre"